As mais de 100 pontes instaladas ao longo de 13 anos em África são o reconhecimento deste mercado pela eficiência desta solução, cuja demanda continua bastante ativa: só este ano a Vesam contratualizou mais 3 pontes (Cunhinga, Muxinda e Mueje).
A vasta experiência da VESAM em pontes metálicas permitiu identificar alguns dos maiores desafios à construção de pontes em locais remotos: a pouca disponibilidade e o elevado custo de meios de elevação.
Tendo presente essas dificuldades e os seus impactos para os clientes, a Vesam desenvolveu ao longo dos últimos anos o conceito de Engenharia Adaptativa.
Esta abordagem de projeto foca-se no custo total da construção, adaptando o design da ponte às condicionantes e restrições geográficas, logísticas e humanas do local da obra.
Engenharia Adaptativa
Os nossos projetos asseguram sempre que a peça solta mais pesada será manuseável pelos meios existentes previamente indicados pelo empreiteiro.
Cofragem Integrada
As pontes VESAM integram a cofragem do tabuleiro na estrutura metálica, reduzindo tempos de execução em obra e, simultaneamente, aumentando a segurança.
Ligações Aparafusadas
Os projetos privilegiam as ligações aparafusadas do tipo cobre-juntas, evitando sempre que possível as soldaduras em obra. Este princípio construtivo contorna as dificuldades de contratar mão-de-obra especializada e controlo de qualidade em localizações remotas.