Obra de arte de engenharia inicia um novo capítulo na sua longa história, após um desafiante retrofit que envolveu a equipa Vesam.
No passado dia 22 de janeiro, a Administração da Vesam mobilizou todos os seus colaboradores para uma atividade de team building que incluiu uma visita à Réplica do Titan, um desafiante projeto que envolveu a engenharia, fabrico e montagem da Vesam.
O “colossal” guindaste Titan, Marca do património industrial português e mundial pelas características únicas, utilizado na construção do Porto de Leixões, em Matosinhos, no século XIX, foi recuperado, renasceu, e está aberto a visitas desde Outubro de 2021.
Em 2012, já em elevado estado de degradação, este colossal guindaste de ferro, único no mundo por ser movido a vapor, sofreu um acidente e tombou, mas a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) guardou o maior número de componentes que permitiu agora recuperar a estrutura, num investimento de dois milhões de euros.
O Titan, no lado sul do Porto de Leixões, surge com muitas das suas peças originais, sobretudo os componentes mecânicos, sendo agora possível a sua visita ao longo dos quase 69 metros de comprimento e 17 metros de altura.
A lança do Titan é visitável em todo o seu comprimento e no extremo é possível contemplar a vista que abrange as cidades do Porto e Matosinhos, as suas praias, o oceano Atlântico ou o Porto de Leixões, onde se pode assistir aos trabalhos de carga e descarga de mercadorias, mas também ao embarque e desembarque de passageiros no terminal.
O processo de reconstrução pôde ser seguido na página de facebook “Titan- O Renascer”.