Vesam desenvolve um novo tipo de tabuleiro metálico de alta eficiência e aparelhos de apoio de baixo custo.
O convite para a conceção e realização de uma ponte metálica temporária sobre o Rio Mpozo, na província do Zaire em Angola, foi o banco de ensaios para a investigação e desenvolvimento de dois elementos estruturais inovadores.
A equipa de engenharia da Vesam apostou no desenvolvimento de um tabuleiro modular capaz de otimizar tempos de fabrico e montagem.
Para o seu dimensionamento recorreu-se a software de última geração especializado na análise de elementos finitos que foi complementado com a execução de protótipos submetidos a ensaios de carga no laboratório de estruturas da Vesam.
Além de contribuir para aligeirar o peso
estrutural total de uma ponte, este conceito é de uma enorme simplicidade de
montagem, permitindo a redução do tempo de intervenção.
Para além desta inovação, e tendo em
conta os habituais prazos dilatados no fornecimento de soluções comerciais de aparelhos
de apoio, a Vesam desenvolveu para esta ponte dois tipos de aparelhos de apoio,
móveis unidirecionais e fixos, inspirados nos modelos clássicos.
Estes modelos construídos, para além de serem de
baixo custo, permitiram encurtar ainda mais o prazo de execução da ponte.
Estas inovações foram aplicadas em contexto real na construção da ponte Mbanza Congo que vence um vão de 40 metros através de um sistema estrutural composto por duas vigas metálicas em treliça do tipo bowstring localizadas na lateral e superiormente ao tabuleiro.
A estrutura suporta o já referido tabuleiro em chapa metálica com 4,5 m de largura que acomoda uma plataforma de rodagem com uma via de 3,50 m e uma faixa lateral com 1,00 m de largura.