Inovadora COTEC 2023
3 Inovações garantem à VESAM o Prémio Inovadora COTEC pelo terceiro ano consecutivo
O espírito inovador da empresa continua a contribuir com soluções diferenciadores para o setor da construção metálica.
Dando seguimento ao seu espírito inovador e de constante procura de soluções diferenciadoras com o intuito de dotar o sector da construção metálica de ferramentas e soluções capazes de definir o seu futuro, a VESAM foi novamente distinguida com prémio INOVADORA COTEC pelo terceiro ano consecutivo.
Para este reconhecimento contribuíram os três mais recentes projetos de inovação desenvolvidos.
O Tracker é uma aplicação web que promete revolucionar a forma como os clientes acompanham a realização de obras de construção metálica à distância. Foi completamente desenvolvido na perspetiva do cliente, conferindo-lhe um interface gráfico 3D e ferramentas muito intuitivas.
Através da aplicação, o cliente consegue acompanhar de forma remota e em tempo real o estado de produção da estrutura, desde a fase de fabrico, até à assemblagem in situ, num ambiente 3D dinâmico e evolutivo.
O modelo 3D da estrutura é representado no écran, e podem ser aplicados filtros para se verificar de forma gráfica, que parte da estrutura já está fabricada, já está pintada, ou até montada.
Para além disso, um simples clique em cada um dos elementos estruturais permite verificar todos os aspetos relevantes da produção, desde os certificados de matéria-prima, às inspeções de soldadura, relatório de pintura, etc…
Após vários anos de investigação a VESAM encontra-se neste momento em fase de conclusão da última bateria de testes de desempenho do seu inovador sensor de corrosão, integrado num sistema de monitorização estrutural. Após a validação do conceito e dos resultados recolhidos nas simulações em ambiente controlado e de corrosão acelerada, o sonho do sensor de corrosão para a indústria da construção metálica e para a monitorização a longo prazo de estruturas é uma realidade conseguida após várias iterações e procura constante de uma forma de monitorizar um problema estruturante do sector.
Este dispositivo, combinado com o um software com algoritmos de inteligência artificial, permitirá avaliar o estado de corrosão de uma estrutura, alertando antecipadamente para a necessidade de intervenções de manutenção, prolongando assim o ciclo de vida das estruturas.
Após vários anos de desenvolvimento de soluções de monitorização estrutural, a VESAM alcançou um dos objetivos principais a que se propôs, conseguindo identificar situações de desaperto de ligações aparafusadas em estruturas, através da categorização de vários tipos de ligações e da análise do comportamento dinâmico das estruturas.
O sistema vDetect é capaz de identificar a localização dos nós onde existem potenciais situações de falha de eficácia por desaperto, facilitando a sua correção imediata a baixo custo.
A solução desenvolvida recorre a algoritmos de Machine Learning e Inteligência Artificial para a analise autónoma dos dados recolhidos pelo sistema de monitorização, identificando e categorizando desvios pontuais e definitivos na resposta da estrutura.